quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DIVULGADA A RELAÇÃO DOS APROVADOS PARA A 18º TURMA DO PROGRAMA GUARDA MIRIM



BANDIDOS TAMAM MOTO DE ASSALTO E FERE VÍTIMA NO BRAÇO



Dois elementos um deles, usando camisa branca e short vermelho, um outro elemento usando camisa preta tomaram de assalto na noite de terça-feira,26, uma moto Fan, ano 2013, placa OCJ 5254. O assalto aconteceu ao lado da cerca da Escola Luiz Felipe no bairro Campo dos Velhos, imediações do Restaurante Aqui Agora. De acordo com a vítima, um jovem rapaz, foi surpreendido com a presença de dois homens que se encontravam em pé próximo a cerca. 

A vítima J. M. S. foi alvejada com um tiro no braço direito no momento do assalto, e foi levado para Santa Casa de Misericórdia de Sobral numa ambulância do SAMU. Os bandidos tomaram rumo em direção ao Bairro Alto Cristo. Viaturas da PM fizeram ronda na tentativa de prender a dupla. 

Com informações do Blog Wilson Gomes.

RELATÓRIO DO TCE APONTA CAUSAS PARA O ACIDENTE NO HOSPITAL REGIONAL


Foto do pilar de sustentação da marquise. Em destaque, o desgaste
dos furos de fixação e arrancamento dos chumbadores metálicos
(parabolts). Foto: Relatório TCE
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) divulgou, nesta terça-feira (26), o relatório de inspeção que verificou o desabamento da marquise do Hospital Regional Norte (HRN), no município de Sobral. O acidente aconteceu no dia 17 de fevereiro e deixou uma pessoa ferida.

Para investigar as causas da queda, o TCE realizou uma inspeção durante os dias 19 e 20 de fevereiro. Segundo o tribunal, a estrutura metálica da marquise já não se encontrava no local da obra e, na ocasião, foi informado que a mesma teria sido desmontada e transferida para o canteiro de obra do Consórcio construtor. “Segundo os responsáveis pela obra, para facilitar o transporte para o canteiro de obra do consórcio construtor (localizado na periferia de Sobral)”, consta no relatório.

Etapas

O TCE ainda informou que a vistoria foi realizada em duas etapas: a primeira, nas instalações físicas do hospital, especialmente, nos pilares de sustentação da marquise; e a segunda, no canteiro de obra, com a verificação do estado físico dos elementos metálicos que compuseram a estrutura da marquise.

De acordo com o TCE, conclui-se que a queda da marquise do hospital “deveu-se, principalmente, à execução defeituosa de fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) por parte do contratado Consórcio MARQUISE / EIT”.

O efeito causado pela fixação foi o desgaste dos furos no concreto provocado pelos movimentos das estruturas em balanço, diminuindo a força de atrito entre o concreto e os chumbadores. Desse modo, o desgaste provocou o arrancamento dos chumbadores metálicos e queda da marquise.

Sobre a calçada

Já no dia 19 de fevereiro, dois dias após o acidente com a marquise, parte da calçada, localizada na entrada da unidade de saúde, cedeu. De acordo com o tribunal, o fato “deveu-se pelo adentramento de um pesado caminhão, tipo munck, para retirada da estrutura metálica da marquise”. Além disso, o recalque do piso sextavado foi de pequena monta e teria sido providenciado o seu reparo.

Investigação

Também nesta terça, o conselheiro Rholden Queiroz foi escolhido o relator do processo que fará uma investigação ampliada sobre o Hospital de Sobral. O relator vai analisar os documentos e promete dar celeridade ao processo, que teve como origem o relatório técnico inicial, elaborado pelo TCE. Com informações do site: Jangadeiro On Line.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Clube Calçadista é avaliado pelo Bombeiros
















O presidente da 
Clube Calçadista Sobral, Raniere Araújo, esteve presente na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores durante audiência pública. Munidos de documentos e laudos técnico o presidente Raniere Araújo, apresentou a situação do clube, que está apto para realizar eventos e reunião pública. 
Em entrevista a imprensa, Raniere Araújo, confirmou que o sindicato continuará dando ao Guarany de Sobral, sedendo seus espaços para que os atletas possa utilizar para uma melhor forma física.

POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE MATAR MENOR NO BAIRRO VILA UNIÃO




  No fim da manhã desta terça feira 26/02 foi localizado e preso por policiais militares do POG comandado pelo Cel. Gilvandro Oliveira e o Tenente Lindonjonhson o individuo, Joaquim Sanches Filho, 20 anos, natural de Sobral, solteiro, desempregado, residente na Vila União em Sobral.
De acordo com informações da policia militar o suspeito foi localizado na Rua Francisco Jacinto no referido bairro e é suspeito de atirar e matar o menor, Pacte Janiel Silva de Sousa, 17 anos, fato ocorrido na noite de segunda feira na Vila União, o garoto que era usuário de droga sofreu dois tiros e morreu quando era socorrido para o hospital, além do crime de morte também foi baleada a menina Valdirene Nascimento Gomes, 14 anos, a qual sofreu um tiro na perna e não corre risco de morte.

Além da prisão do suspeito a policia militar apreendeu arma branca e certa quantidade de pedra de crack de um traficante cuja identidade não revelada que fugiu do cerco policial.

A Policia Militar informou ainda que o suspeito de atirar do garoto já tem passagem pela policia por roubo e sequestro e foi reconhecido pelos moradores como sendo o terror do bairro Vila União, ele foi conduzido para a delegacia de policia civil de Sobral para os procedimentos legais. Com informações e fotos: site na Mira da Polícia.

TREM CONTINUA SENDO O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS TRABALHADORES NA CIDADE DE SOBRAL


Já virou rotina e ninguém dá um jeito nisso! 

Parece brincadeira, mas o Trem começa a fazer sua movimentação no entra e sai da Estação Ferroviária justamente nos horários mais inconvenientes.

Nesta segunda feira estive presente num desse momentos desagradáveis, onde tivemos que esperar vários minutos enquanto o Trem fazia suas manobras.

E fico a imaginar o que poderá acontecer quando o Metrô de Sobral começar a funcionar prá valer. Será um DEUS nos acuda. Com informações do Blog do Bené Fernandes.

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO GUARANY DE SOBRAL



Vídeo/foto do Sindicalista Muniz.

NO BAIRRO VILA UNIÃO DUAS PESSOAS FORAM ALVEJADAS E UMA DELAS VEIO A ÓBITO NO HOSPITAL SANTA CASA



Vítima fatal foi identificada por Janiel Silva dos Santos, atendia por ''Neguim'', 17 anos. O crime aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 25, no Bairro Vila União.

De acordo com as primeiras informações, a vítima teria sido alvejado por seis tiros de revólver, calibre não informado. Os tiros atingiram em sua maioria as costas da vítima que ainda foi levado com vida para Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

Uma adolescente de 14 anos (não tinha nada haver com o caso), sofreu um tiro na perna esquerda, também foi levado ao hospital e não corre risco de morte. A polícia faz buscas nas imediações do CRAS do ABC, onde o crime aconteceu na tentativa de identificar os autores dos crimes.

O REPÓRTER ROBÉRIO LIMA CONVERSOU COM A MÃE DA VÍTIMA.

JOVEM É ALVEJADO A BALA DE RASPÃO NA CABEÇA E É SOCORRIDO PARA O HOSPITAL SANTA CASA NO BAIRRO VILA UNIÃO



O FATO ACONTECEU NA NOITE DE DOMINGO, DIA 24. ACOMPANHE A REPORTAGEM DE ROBÉRIO LIMA.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cronograma de implantação do hospital segue normalmente


O Hospital Regional Norte segue um rigoroso cronograma para que esteja em pleno funcionamento até o mês de maio. O trabalho foi dividido em 5 etapas, que envolvem  a convocação de profissionais, agendamento de cirurgias, abertura de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e abertura de setor de urgência e emergência.

Seguindo o cronograma de funcionamento do HRN, foi iniciada, na última semana do mês de janeiro, a implantação de um centro de pesquisa, que, a partir de março, começa a receber propostas de universidades e cursos técnicos para realização de estágios. As atividades de ensino estão previstas para o segundo semestre deste ano.
Veja o cronograma de funcionamento do HRN:



No dia 20 de janeiro, o Hospital iniciou a convocação de profissionais e realização de treinamento e preparação dos mesmos. A etapa seguinte está programada para a próxima quinta-feira, dia 28 de fevereiro, quando terão início os agendamentos para cirurgia eletiva de média complexidade e o agendamento para exames de endoscopia, ultrassonografia e mamografia.

A previsão é que, no dia 18 de março, entrem em atividade o ambulatório de cirurgia geral e o Centro Cirúrgico. A partir do dia 30 de abril, os pacientes já vão poder utilizar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, neonatal e adulto; além do  Centro Obstetrício do HRN.

Por fim, no dia 20 de maio, o Hospital Regional Norte deverá estar em pleno funcionamento, com os atendimentos de urgência e emergência gineco-obstétricos, pediátricos e clínicos (adultos) e cirúrgicos.
Via: Prefeitura de Sobral

Avenida José Euclides Ferreira Gomes (bairro Expectativa), no trecho entre o giradouro da Grendene, até o cruzamento com a rua Maria Alice Barreto, estará parcialmente interditada



A Secretaria da Cidadania e Segurança, através da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), comunica aos motoristas e motociclistas que a partir da próxima segunda-feira (25), até o dia 12 de abril, a Avenida José Euclides Ferreira Gomes (bairro Expectativa), no trecho entre o giradouro da Grendene, até o cruzamento com a rua Maria Alice Barreto, estará parcialmente interditada para continuidade das obras de alargamento da referida avenida. A previsão de execução dos serviços será de 45 dias.
Neste sentido, a CTTU alerta aos motoristas e motociclistas, que haverá desvio pelas ruas Fco. das Chagas Barreto, João Duarte Carvalho e Maria Alice Barreto, para carros de passeio, nos sentidos giradouro - Massapé. Já para ônibus e caminhões o desvio será pelas avenidas Pimentel Gomes e Paulo Sanford.
De acordo com o engenheiro de trânsito do órgão, Agesilau Araujo, em todas estas interdições a CTTU estará dando todo o suporte necessário quanto ao controle do fluxo de veículos, com o efetivo de agentes de trânsito, afim de que os serviços sejam executados dentro da normalidade.




FAMILIARES E AMIGOS CHORAM A MORTE DA GAROTINHA JOCÉLIA



O repórter Robério Lima acompanhou o último adeus no sepultamento da garotinha Jocélia, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 22/02/2013, por volta das 16:00h, ela que faleceu ontem na cidade de Fortaleza. 
A garota Jocélia Silva, ficou conhecida nacionalmente depois que ganhou uma casa do Programa do Gugu. Ela estava na capital cearense para fazer uma cirurgia ortopédica e terminou sofrendo uma parada cardíaca após uma anestesia.

O REPÓRTER ROBÉRIO LIMA ACOMPANHOU O CORTEJO.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA UMA PESSOA SEM VIDA NA RUA ANTÔNIO FÉLIX IBIAPINA BAIRRO ALTO DO CRISTO




Uma violenta colisão envolvendo duas motos no inicio da tarde desta sexta feira 22.02 na Rua Antônio Felix Ibiapina com rua  Francisca Frota resultou na morte trágica do corretor de seguros, Agnaldo Albuquerque Pereira, 27 anos, residia no Bairro do Junco em Sobral.

De acordo com informações de testemunhas a vitima conduzia uma moto Honda Cargo cor branca de placa OID 9129 quando colidiu com outra moto modelo Titan de cor azul de placa HUG 8724 que era conduzida pelo funcionário da prefeitura de Sobral, Alan Fernandes Mendes Carneiro, 20 anos, residente na Rua Humberto Lopes bairro da Coelce o qual sofreu ferimentos leves pelo corpo e foi socorrido para o hospital Santa Casa e não corre risco de morte, já o condutor da moto Honda Cargo morreu na hora do acidente.

Nossa reportagem policial foi informada por populares dando conta de que é comum motoqueiros transitarem em alta velocidade pela referida rua, inclusive várias vidas foram ceifadas por conta da imprudência dos condutores de moto. O corpo de Agnaldo Albuquerque Pereira, permaneceu no local por alguns minutos e depois foi recolhido para o IML após os exames periciais. Com informações de Olivando Alves.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

REUNIÃO ENTRE CRIADORES DE GADO DE SOBRAL E REGIÃO COM O CORONEL GILVANDRO OLIVEIRA, PARA DEBATER O ROUBO DE GADO EM SUAS PROPRIEDADES.


Reunião hoje de manhã no quartel do 3º BPM, para debater o roubo de animais nas propriedades rurais, com o Ten. Cel. Gilvandro, Presidente dos Criadores da Zona Norte, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural, Secretária Municipal de Agricultura, eu e vários proprietários de fazendas do interior de Sobral. 

Em destaque o Sr. Valdery Arcanjo, Salvador das Rações Golfinho, Sebastião Albuquerque, Expedito Tomaz da farmácia Tomaz. A imprensa compareceu para fazer o registro e divulgação. Soluções foram prometidas pelo comando da nossa Polícia Militar. 

Ficou comprovado, entre os 100 agropecuaristas presentes, que só este ano foram roubadas 300 cabeças de gado em nossos distritos

Equipe do CQC esteve em Sobral



Um dos entrevistados pelo repórter Oscar Filho, do programa do Custe o Que Custar - CQC, foi o suplente de deputado e ex-candidato a prefeito de Sobral Doutor Guimarães. A equipe do programa semanal da Rede Bandeirantes de Televisão, esteve na tarde desta quinta-feria, 21, no Município para polemizar de forma crítica e humorista a queda de marquise, fato registrado na tarde de domingo, no Hospital Regional Regional. O programa é exibido pela Band em rede nacional todas segundas-feiras, às 22h20, com reprise 

aos sábados, às 23h50.

Morre a pequena Jocélia


Faleceu na tarde desta quinta-feira (21) em Fortaleza, a pequena Jocelia Silva, que ficou conhecida nacionalmente depois que ganhou uma casa do Programa do Gugu. Ela estava na capital cearense para fazer uma cirurgia ortopédica e terminou sofrendo uma parada cardíaca após uma anestesia.
As informações foram passadas com exclusividade pela Sra. Neide Silva, que ajudou a pequena sobralense com campanhas que culminaram com a interferência da Rede Record. O corpo de Jocelia chega ainda hoje a Sobral, mas D. Neide não soube dizer ainda onde será velado bem como o local do enterro.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Divulgação do relatório dos técnicos do TCE que estiveram em Sobral


                                       Operários trabalham em ritmo acelerado para recuperar a parte que desabou domingo

Entrada e saída de materiais, movimentação de operários e muita mão na massa – tudo sob forte chuva e feito com toques de pressa. Três dias após o desabamento de parte da estrutura da fachada do Hospital Regional Norte, em Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza, segue em ritmo acelerado a corrida para recuperar a unidade dos prejuízos do último domingo. Entre a população, o hospital recém-inaugurado virou sinônimo de insegurança. Além da marquise que despencou domingo, muitos operários corriam para ajustar a calçada de uma das guaritas que dão acesso ao prédio, que afundou por conta de infiltração da água da chuva. Na tarde de ontem, todo o calçamento da área desnivelada foi retirado para possibilitar intervenções no solo. Mesmo sob fortes chuvas, trabalhavam só nessa calçada pelo menos 12 operários.

As intervenções foram acompanhadas por meia hora por dois técnicos de inspetoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recusaram falar com a imprensa. Eles foram designados segunda-feira pelo presidente da Corte, Valdomiro Távora, para inspecionar todas as cinco marquises da obra. Na manhã de hoje, os técnicos retornam ao hospital e devem divulgar relatório da vistoria.

Em entrevista ao jornal O Globo, o governador Cid Gomes (PSB) se disse “machucado” com o episódio do desabamento. “Sou conhecido no Ceará como quem faz e faz bem feito. Por isso que isso me machuca, porque vai parecer que as coisas que eu faço são mal feitas, e não são”, disse. Além disso, Cid afirmou que o acidente não representará prejuízos para os cofres públicos. Em nota, o consórcio Marquise/EIT, responsável pela obra do Hospital Regional Norte, afirma que uma equipe de engenheiros da empresa visitará a unidade na manhã de hoje.

O consórcio esclarece que acompanha a vistoria realizada pelos técnicos TCE ao equipamento, e que aguarda a divulgação do relatório da Corte para se manifestar.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

No último domingo, 17, parte da fachada do Hospital Regional Norte desabou durante ajustes na obra. Governo e empresas minimizam o impacto do acidente, afirmando que se trata de falha “localizada”.

SERVIÇO

Divulgação do relatório dos técnicos do TCE que estiveram em Sobral
Quando: Hoje
Onde: Local e horário não foram informados

Saiba mais

A queda da marquise do Hospital Regional de Sobral agora está sob olhares do Ministério Público Federal (MPF-CE). O órgão pediu ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que investigue a obra.

O procurador da República Oscar Costa Filho solicita que sejam apurados o financiamento, a regularidade da obra e todos os trâmites relativos à construção do prédio, a partir da licitação e contratação do consórcio Marquise/EIT.

O desabamento também ganhou ares políticos na Câmara Municipal, por causa de comparações entre a obra - que é do Estado – e obras da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Fonte: O Povo
Foto e Matéria.

Tiradentes 0 x 2 Guarany de Sobral



Os torcedores que enfrentaram o clima chuvoso e compareceram ao PV não foram brindados com um futebol vistoso. O Guarany de Sobral veio a Fortaleza visitar o Tiradentes, pela 15ª rodada do Campeonato Cearense, e levou os 3 pontos para casa após vencer por 2 a 0, no Estádio Presidente Vargas, na noite desta terça-feira (19).
Com a vitória, o time de Sobral alcançou os 16 pontos e assumiu momentaneamente a 5ª colocação. O Crato enfrenta o Icasa na quinta-feira (21) e pode recuperar a posição. O Tigre caiu para 7º e permanece com os 13 pontos.
Na próxima rodada o Tigre enfrenta o Ferroviário e o Cacique do Vale vai visitar o Maracanã, ambos no domingo (24), às 16h.

O jogo
Num primeiro tempo morno e cheio de erros de ambos os lados, Tiradentes e Guarany de Sobral empataram em 0 a 0 num PV vazio. Sem destaques ou chances claras de gol, os dois times viveram de chances remotas com chutes de fora da área.
Aos 33 minutos, Michael, lateral-esquerdo do Tiradentes, exigiu uma boa defesa do goleiro Marcelo após troca de passes do ataque do Tigre da Polícia Militar. Fábio Saci respondeu logo na sequência com um petardo da meia lua aos 35 minutos.
Com apenas 1 minuto do segundo tempo, o Guarany abriu o marcador com Fábio Saci. Depois de um chute fraco do lateral-direito Pacujá, o goleiro Fábio falhou feio e soltou a bola no pé de Saci, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
O time da Capital teve a oportunidade do empate com França. o atacante entrou na área sozinho e finalizou mal, nas mãos do goleiro Marcelo.
No final da partida, já aos 53 minutos, Junior Cearense aumentou o marcador para o time visitante. A bola sobrou dentro da área e ele chutou no canto do goleiro Fábio. As equipes mantiveram o futebol fraco da primeira etapa e assim o jogo foi encerrado. Tiradentes 0 x 2 Guarany de Sobral.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SBT exibe matéria sobre a marquise do HRN

Em Sobral, no Ceará, a marquise de um hospital cedeu e deixou uma pessoa ferida. O local foi inaugurado há um mês com um show da Ivete Sangalo, que custou R$ 650 mil a prefeitura, mas ainda não está funcionando.

Os operários precisaram de ajuda para retirar os restos da estrutura. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado informou que já havia sido identificado que a marquise apresentava falhas e os funcionários trabalhavam no reparo dela quando o teto desabou.


Veja também o comentário de Rachel Sheherazade.

MOTOTAXI PIRATA ATROPELA E MATA SENHORA NO BAIRRO CIDADE JOSÉ EUCLIDES


P1050593 cópia
A senhora Maria Ivanilde Magalhães Balica de 69 foi atropelada e morta na tarde de ontem no bairro Cidade José Euclides. Ela ia até uma bodega, quando um motoqueiro em alta velocidade, acabou atropelando brutalmente a vítima. Informações repassadas pela família, é que o motoqueiro é um mototáxi pirata. A senhora Ivanildo ainda foi socorrida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O atropelamento aconteceu ontem 17 / 02 domingo, por volta das 10 horas da manhã, nas proximidades da praça do  referido bairro. A família pede para quem viu o acontecido e souber quem é o mototáxi pirata, diga para polícia sem se identificar.

NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA (18), JOVEM DE 17 ANOS É ALVEJADO A BALA NAS IMEDIAÇÕES DO CEMITÉRIO SANTA MARTA

Nossas orações para que o jovem David possa se recuperar o mais breve possível.

A vítima foi o jovem Rafael David Pessoa Lima, 17 anos, residente no conjunto Santo Antônio. Segundo informações a vítima é evangélico, a família acredita que ele foi confundido com algum bandido. 

Em relato, uma testemunha disse que o fato aconteceu momentos após o sepultamento de um jovem que residia no Bairro Alto da Brasília (Samuelzinho/Salsicha).

Em seguida, apareceu dois elementos que efetuaram dois disparos contra o jovem que estava senta em uma calçada de uma casa que fica nas imediações do Cemitério Santa Marta.

''Acredito que os tiros eram para alguma pessoa  que estava no cortejo do Samuelzinho, infelizmente o tiro acertou em um jovem que não tinha nenhum envolvimento com gangues''. Disse uma testemunha.

Devido a demora do socorro do SAMU o jovem foi levado para o Hospital Santa Casa em um táxi.
O mesmo sofreu um tiro nas costas e nesse momento está hospitalizado recebendo os tratamentos devidos.

VLT DE SOBRAL SERÁ ENTREGUE EM MARÇO DE 2013



A conclusão das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT de Sobral, estão programadas para março de 2013. A população de Sobral vem acompanhando as transformações estruturais que estão em andamento na cidade. Nessa entrevista, o Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano, Edilson Aragão, fala dos benefícios que o novo empreendimento trará a Sobral e das ações em andamento para a finalização dos trabalhos.

Em breve, Sobral passará por grandes transformações. E a implantação do VLT é fundamental nesse processo. A população já compreendeu os benefícios desse projeto?

É uma tendência mundial investir em transportes de alta capacidade, de modo a facilitar e criar alternativas para que a população tenha opção de transporte coletivo de qualidade, evitando o transporte individual. Se as médias e grandes cidades do Brasil tivessem, na época certa, feito o que Sobral está fazendo, certamente não teríamos tanto caos, como temos em Fortaleza. Nós perdemos a hora certa de fazer os investimentos. Hoje, é muito mais caro a implantação de uma linha de metrô. Tanto que, na Europa, desde 1900 se faz transporte coletivo. Paris, em 1890, já tinha metrô. Na América do Sul, a Argentina inaugurou a primeira linha em 1910. São Paulo, a maior cidade do Brasil, veio inaugurar a primeira linha de metrô em 1974, portanto, 64 anos depois da Argentina. Sobral, hoje, tem mais de 200 mil habitantes e recebe toda essa Macrorregião Noroeste do Estado do Ceará, que é fornecedora de serviços. Ela tem que estar preparada para a qualidade do espaço urbano. O transporte é só um capítulo, apenas um equipamento, evidentemente, temos que nos preocupar com outros setores que irão viabilizar Sobral como cidade de médio porte sustentável.

Em que etapa estão os trabalhos?

A previsão de conclusão da obra é março deste ano. São duas linhas: a linha norte, que vai da Grendene até a Cohab III, (essa última) ela requer ainda um processo de desapropriação que está em andamento, em negociação. Uma parte, ao lado da Estação Coração de Jesus, já foi negociado. Vamos providenciar o pagamento das indenizações para poder restabelecer a caixa, o perfil da Avenida Pericentral. Tem um segundo conjunto de imóveis a serem atingidos, que é ali na esquina da Avenida Jonh Sanford com a Pericentral, envolvendo oito casas que também vão ser motivo de negociação com nossa equipe de desapropriação. Os laudos já foram emitidos, e também o documento de avaliação dos imóveis, para que a gente possa iniciar a conversa com os proprietários. A equipe está vindo para fazer a negociação e, após a conclusão, procederemos a demolição e o fechamento da obra, que é a instalação da curva que vai ligar o lado da Jonh Sanford com o lado da Pericentral.

E como fica o transporte de cargas da Transnordestina?

A linha sul prevê toda a remodelação do sistema que hoje é operado pela Transnordestina logística. Estamos retirando todos os dormentes, retirando todos os trilhos e refazendo tudo com material novo. Praticamente, dos cinco quilômetros, já estamos com quatro (quilômetros) prontos, ficando, agora, para agilizar nesses últimos dias, a passagem pelo centro de manutenção da Transnordestina, aquele ali, do pátio deles, na Estação, ao pé do Alto do Cristo. Nós precisamos cruzar, trocando todo o material, para poder fazer essa renovação. Já poderia estar pronta, no entanto, a movimentação de cargas da Transnordestina tem sido muito grande e temos que fazer conciliando.

Recentemente, a Votorantim Cimentos, a Prefeitura de Sobral e o Governo do Ceará, assinaram o Memorando de Entendimentos para a construção da nova unidade da empresa em Sobral. Qual a importância dessa parceria?


A Transnordestina tem a Fábrica de Cimento de Sobral como a maior fornecedora de cargas para este modal ferroviário. É importante para o Ceará ter um modal ferroviário. E, como no Estado do Ceará, o maior cliente é Sobral, é a Fábrica de Cimento, temos que ter respeito e conciliar. Essa operação que foi realizada na Rotatória (do Arco) foi, exatamente, para trocar trilhos, lastro de dormentes. Vamos ter que esperar uma janela da Transnordestina e entrar com nosso pessoal para fazer a troca dos materiais e restabelecer as condições para a empresa continuar funcionando. É assim que a gente vai operar.

Será uma grande transformação no sistema de mobilidade em Sobral.

Claro. O sistema todo são, inicialmente, 11 estações, mas a comunidade da Vila Recanto conseguiu, junto ao Governador Cid Gomes, uma nova estação. Então, hoje, 12 estações estão sendo concluídas para compor o sistema do VLT de Sobral que liga, praticamente, todos os bairros. Ela vai funcionar integrada com o sistema rodoviário, que é de responsabilidade do município. E, como no município, os sistemas já estão projetados, falta apenas uma decisão, por parte do Prefeito, de como será essa modelagem. Se será licitada, se será operada pelo próprio município, está sendo discutida a melhor forma para atender a população. Nossa ideia é que comecemos juntos. Assim que o VLT estiver pronto, o da prefeitura também deve estar pronto, para operarmos de forma integrada e, efetivamente, iniciar uma nova etapa na cidade de Sobral, a chamada mobilidade completa, o sistema integrado.

Quem está à frente dessas obras?

A obra do VLT é ligada à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará), e à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, que é quem opera e implanta os sistemas metroviários da Região Metropolitana de Fortaleza, responsável pela linha Sul, Linha Oeste, Linha Leste e, agora, pela implantação da Parangaba-Mucuripe. Implantou, também, o VLT Juazeiro-Crato, e está implantando o VLT de Sobral. É uma empresa no Estado que tem o monopólio do transporte ferroviário de passageiros, só ela faz isso. A ideia é, também, desenvolver nos municípios que já tenham sistemas instalados, por exemplo, Iguatu, que tem ciclo ferroviário, Quixadá, tem via ferroviária. É possível que o Estado avance nesses processos.

E quanto aos investimentos?

Os investimentos para a implantação do VLT de Sobral giram em torno de R$ 70 milhões. A obra inicial era em torno de R$ 43 milhões, mais R$ 20 milhões de material rodante, daria R$ 63 milhões, com os ajustes naturais e reajustes, estamos em torno de R$ 70 milhões. Via Blog da Prefeitura de Sobral.

DR. QUINTINO FALA SOBRE O DESABAMENTO DA MARQUISE DO HOSPITAL REGIONAL DE SOBRAL


domingo, 17 de fevereiro de 2013

MARQUISE DO HOSPITAL REGIONAL DESABA E DUAS PESSOAS SAÍRAM COM FERIMENTOS LEVES

Marquise desabou no início da tarde deste domingo (17), e, segundo os bombeiros, chovia no momento do desabamento. (Foto: Armando Costa/Arquivo Pessoal)A marquise da entrada do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher, uma das áreas do recém-inaugurado Hospital Regional Norte (HRN), desabou no início da tarde deste domingo (17), em Sobral. De acordo com os bombeiros, chovia no momento e duas pessoas que estavam trabalhando no local ficaram feridas e foram levadas para a Santa Casa de Sobral.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a empresa responsável pela obra verificava problemas na estrutura metálica que fica na fachada e realizou um serviço de ajuste neste domingo (17). Durante o trabalho, a estrutura caiu. A Sesa informou que um operário sofreu uma pancada no braço e passou por exames na Santa Casa de Sobral. Os bombeiros afirmaram que um engenheiro também sofreu escoriações leves no desabamento.
Ainda de acordo com a  Sesa, o Governo do Estado já solicitou explicações ao consórcio que construiu o hospital. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas, choveu no 19.4 milímetros em Sobral. 
Além da marquise, a coberta de uma posto de gasolina no Centro de Sobral também desabou com as chuvas. Os bombeiros informaram que não foram acionados para prestar socorro no local.

MENOR DE 17 ANOS É ENCONTRADO SEM VIDA NAS IMEDIAÇÕES DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES


A Polícia Militar de Sobral através dos bravos policiais Sargento Paulo Clever e Sargento Brito, foram acionados na manhã deste domingo, dia 17, para um achado de cadáver nas imediações do Parque de Exposição.

A pessoa encontrada morta foi identificada por Samuel Gregório Gomes, 17 anos, atendia por Salsicha, o mesmo residia na rua Belém – Bairro Alto da Brasilia.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Uma chuva maravilhosa cai na tarde desse sábado


A foto é da pracinha da Cohab I
Uma chuva maravilhosa cai na tarde desse sábado(16) na cidade de Sobral. Aliás, uma chuva muito boa. Não há ventania e a moçada está aproveitando muito, jogando bola e tomando banho nas ruas da Cohab I.
Passado o período do Carnaval, têm sido constante a presença de chuvas em nossos municípios da região norte do Ceará. Quem está vibrando com tudo isso, são os nossos profetas da chuvas, o Davizinho do São José do Torto(Sobral-CE), e o Sr. Zé Herculano que reside na localidade de Aroeiras, no Município de Cariré(CE).
Eles têm previsto um grande inverno para 2013, que iniciaria com boas chuvas no mês de março, se estendendo até maio de 2013. Pelo visto ainda em fevereiro, eles acertaram na “mosca”. (É o novo!).
Fonte: Sobral agora.