quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Divulgação do relatório dos técnicos do TCE que estiveram em Sobral


                                       Operários trabalham em ritmo acelerado para recuperar a parte que desabou domingo

Entrada e saída de materiais, movimentação de operários e muita mão na massa – tudo sob forte chuva e feito com toques de pressa. Três dias após o desabamento de parte da estrutura da fachada do Hospital Regional Norte, em Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza, segue em ritmo acelerado a corrida para recuperar a unidade dos prejuízos do último domingo. Entre a população, o hospital recém-inaugurado virou sinônimo de insegurança. Além da marquise que despencou domingo, muitos operários corriam para ajustar a calçada de uma das guaritas que dão acesso ao prédio, que afundou por conta de infiltração da água da chuva. Na tarde de ontem, todo o calçamento da área desnivelada foi retirado para possibilitar intervenções no solo. Mesmo sob fortes chuvas, trabalhavam só nessa calçada pelo menos 12 operários.

As intervenções foram acompanhadas por meia hora por dois técnicos de inspetoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recusaram falar com a imprensa. Eles foram designados segunda-feira pelo presidente da Corte, Valdomiro Távora, para inspecionar todas as cinco marquises da obra. Na manhã de hoje, os técnicos retornam ao hospital e devem divulgar relatório da vistoria.

Em entrevista ao jornal O Globo, o governador Cid Gomes (PSB) se disse “machucado” com o episódio do desabamento. “Sou conhecido no Ceará como quem faz e faz bem feito. Por isso que isso me machuca, porque vai parecer que as coisas que eu faço são mal feitas, e não são”, disse. Além disso, Cid afirmou que o acidente não representará prejuízos para os cofres públicos. Em nota, o consórcio Marquise/EIT, responsável pela obra do Hospital Regional Norte, afirma que uma equipe de engenheiros da empresa visitará a unidade na manhã de hoje.

O consórcio esclarece que acompanha a vistoria realizada pelos técnicos TCE ao equipamento, e que aguarda a divulgação do relatório da Corte para se manifestar.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

No último domingo, 17, parte da fachada do Hospital Regional Norte desabou durante ajustes na obra. Governo e empresas minimizam o impacto do acidente, afirmando que se trata de falha “localizada”.

SERVIÇO

Divulgação do relatório dos técnicos do TCE que estiveram em Sobral
Quando: Hoje
Onde: Local e horário não foram informados

Saiba mais

A queda da marquise do Hospital Regional de Sobral agora está sob olhares do Ministério Público Federal (MPF-CE). O órgão pediu ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que investigue a obra.

O procurador da República Oscar Costa Filho solicita que sejam apurados o financiamento, a regularidade da obra e todos os trâmites relativos à construção do prédio, a partir da licitação e contratação do consórcio Marquise/EIT.

O desabamento também ganhou ares políticos na Câmara Municipal, por causa de comparações entre a obra - que é do Estado – e obras da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Fonte: O Povo
Foto e Matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário